A indústria de fundição desempenha um papel fundamental na economia brasileira, pois além de fornecer peças para diversos setores, promove a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país, contribuindo para movimentar a cadeia produtiva e gerando emprego e renda para milhares de pessoas.
No Brasil, o setor de fundição se destaca como um dos principais produtores globais, figurando entre os 10 maiores mercados do mundo. Esse destaque se deve a fatores como custos competitivos de energia, matéria-prima e mão de obra.
Através da fundição, matérias-primas são transformadas em peças e componentes que servem de base para a fabricação de uma ampla gama de produtos essenciais. Esse processo envolve derreter metais ou ligas metálicas e despejá-los em moldes, aonde irão se solidificar e adquirir a forma desejada.
História da Fundição no Brasil
A história da fundição no Brasil, uma das técnicas mais antigas da humanidade, começou modestamente com as casas de fundição de ouro durante o período colonial português, utilizando instrumentos simples. A primeira casa de fundição no país foi estabelecida por volta de 1580 em São Paulo. No século XVIII, outras casas surgiram em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia.
A fundição de ferro iniciou-se no século XVII, impulsionada pela crescente demanda por ferrovias e portos. Esse crescimento resultou na criação de oficinas metalúrgicas bem equipadas nos pátios de reparo de companhias ferroviárias e estaleiros. Com a ascensão da indústria automobilística e a construção de Brasília, o mercado de fundição passou por uma revitalização, desempenhando um papel fundamental no progresso industrial do país.
Fundição e sustentabilidade
A indústria de fundição auxilia a construir um mundo mais sustentável, minimizando o impacto ambiental da extração de novos materiais ao utilizar sucata metálica como matéria-prima para novas peças. Isso contribui para a redução do consumo de recursos naturais.
Perspectivas futuras
A indústria de fundição brasileira continua a enfrentar desafios e buscar inovações em materiais, processos e tecnologias para melhorar a eficiência, qualidade e competitividade. Esses esforços são essenciais para garantir o avanço da indústria como um todo e o desenvolvimento de soluções mais eficazes e sustentáveis.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre a Fundição Boghetti e veja como nossas soluções podem impulsionar sua produção.